RESENHA LIVRO “PAI RICO, PAI POBRE”
O autor desse livro (Robert Kiyosaki), quando era ainda criança, teve a GRANDE sorte de ter duas pessoas nas quais ele poderia chamar de pai.
PAI POBRE
Um, era seu verdadeiro pai, um típico trabalhador de classe média, que se formou na faculdade e trabalhava para o governo, num trabalho estável e bom, mas que é chamado de pai pobre pois passou dificuldades financeiras depois de se aposentar.
PAI RICO
O outro, na verdade, era o pai do seu melhor amigo, que não chegou nem no ensino médio, mas que era empreendedor, já tinha alguns negócios e que futuramente viria a ser uma das pessoas mais ricas do estado do Hawaii.
Kiyosaki recebia a instrução desses dois pais e diz que muito da riqueza que ele tem hoje é por causa do ensinamento que recebeu, principalmente, do seu pai rico.
O LIVRO
O livro é um dos mais importantes livros de mentalidade financeira, e traz muitos ensinamentos que tentarei resumir neste artigo.
Você coloca dinheiro no seu bolso por conta do seu trabalho, em forma de salário e que é a primeira fonte de RENDA. Ou, quando tem algo como um aluguel de uma casa, juros de poupança ou algum outro investimento, que no livro, é chamado de ATIVO.
Um ativo sempre vai gerar mais renda pra você, fazendo você ganhar dinheiro sem sair do lugar.
Mesmo sem você fazer nada, seus ativos irão fazer você ganhar dinheiro, pois de alguma forma você investiu e isso fará gerar ainda mais renda!
Em contrapartida, você fica sem dinheiro no bolso quando tem muitas DESPESAS: gastos com alimentação, saúde, educação ou festas.
E também existem os PASSIVOS, quando você possui algo, que tira seu dinheiro todos os meses, que acontece quando você tem um carro e precisa pagar impostos ou colocar gasolina, ou fazer manutenção.
ATIVO X PASSIVO
A diferença entre o ATIVO e PASSIVO é que o ativo coloca dinheiro no seu bolso, enquanto o passivo tira dinheiro do seu bolso.
Se sua mentalidade for de gastar tudo o que ganha, como é o caso da GRANDE maioria da população,
o mais provável é que haja um aumento das suas despesas.
O que falta na educação financeira não é saber como ganhar mais dinheiro, mas sim como gastá-lo, o que fazer depois de tê-lo ganho.
A classe baixa só tem DESPESAS, os ricos cultivam os ATIVOS e a classe média compra passivos, pensando ser ATIVOS.
Um dos “conselhos financeiros” que o autor diz mais ter ouvido na vida dele é: Junte dinheiro e compre uma casa!
Mas a reflexão que ele traz é: se você compra uma casa, ela seria um ATIVO ou um PASSIVO?
A resposta é: Depende!
Uma casa gera manutenções e alguns impostos. Ela só se torna um bem, ou um ATIVO, se o que você ganha com aluguel ou sua valorização, ultrapassar os valores de PASSIVO.
COMO FICAR RICO?
Para ficar rico, e logicamente, permanecer rico, o autor diz que: ou, você nasce muito rico, ou você precisa saber formas de ganhar mais do que gasta, ou seja, ou precisa ganhar mais no trabalho, ou precisa aumentar sua RENDA com a aquisição dos famosos ATIVOS.
É necessário pensar como os ricos pensam.
Ricos se esforçam cada vez mais para aumentar a coluna de ATIVOS: eles usam dinheiro para abrir negócios, investir, comprar imóveis e por aí vai.
Com o tempo, eles tem uma grande quantia de renda gerada sem nenhum esforço adicional, e é nesse momento que começam a usar seu dinheiro para comprar os melhores carros, as melhores motos e outros luxos.
Enquanto isso, os outros fazem o caminho inverso.
Se importam primeiro ou somente com os PASSIVOS, ou seja: querem ter os melhores celulares, os melhores carros e pagam fortunas nas suas casas. Deixando os ATIVOS todos de lado, passando a serem reféns dos seus trabalhos.
A prioridade dos ricos são os ATIVOS, dos outros é o PASSIVO.
A grande sacada do livro é entender que você não deve trabalhar pelo dinheiro, mas em aprender a fazer o dinheiro trabalhar pra você.
PAI RICO PAI POBRE
LIVRO “PAI RICO PAI POBRE”
Você ler mais sobre o livro, acessando esse link. Vale a pensa dar uma olhadinha e certeza que você não se arrependerá desse conhecimento adquirido.