Tanto na vida pessoal quanto na profissional, é importante estar bem informado sobre os assuntos financeiros. Afinal, é a partir da análise da situação financeira que podemos tomar as melhores decisões para o nosso futuro.
No Brasil, o grau de endividamento das famílias tem aumentado nos últimos anos. Segundo um estudo da Serasa, o endividamento das famílias chegou a R$ 2,9 trilhões, o que equivale a 47% da renda bruta mensal.
O endividamento é um problema sério, que pode trazer muitos prejuízos às famílias. Por isso, é importante estar atento às suas finanças pessoais e tomar as medidas necessárias para reduzir o seu grau de endividamento.
Uma das medidas mais importantes é criar uma planilha de gastos. Nela, você deve listar todos os seus gastos mensais, de modo a ter uma visão clara da sua situação financeira.
Outra medida importante é renegociar as dívidas. Muitas vezes, é possível renegociar as dívidas com os credores, de modo a reduzir o valor das parcelas ou até mesmo parcelá-las em um número menor de vezes.
Conhecer o seu grau de endividamento vai fazer você compreender melhor a composição de custos e despesas do seu orçamento e como esses elementos contribuem para o endividamento financeiro.