Hoje eu quero trazer para você cinco principais regras sobre finanças pessoais. Essas regras são para você praticar, e isso fará a diferença na sua vida financeira.
REGRA 1
A primeira regra, e essa será a regra mais óbvia, é: gastar menos do que ganha.
Por mais simples que possa parecer, muita gente não consegue colocar essa regra básica em prática.
Estatísticas recentes indicam que uma em cada quatro pessoas fecha o mês com a conta negativa, ou seja, no vermelho.
Se você termina o mês no negativo, a primeira coisa a fazer é focar em mudar essa situação. E a melhor forma de fazer isso é mapear os seus gastos e criar metas financeiras, que nada mais são do que definir quanto do seu dinheiro vai para cada área importante da sua vida.
REGRA 2
A segunda regra que é: paga-se primeiro.
É o conceito do livro: “o homem mais rico da Babilônia”
Se você não leu esse livro, é muito indicado que você leia. Deixamos o link aqui, onde você pode encontrar o livro no site da Amazon.
Se você já prometeu guardar alguma sobra no final do mês e não sobrou nada, certamente a culpa não é sua, porque realmente é difícil fazer sobrar alguma coisa no final do mês. Sempre aparecerão oportunidades para você gastar dinheiro durante o mês. Por isso, é importante realmente guardar no início do mês, pagando-se primeiro, antes de qualquer outra conta.
O seu dever de casa é, no próximo mês, no dia que cair o seu salário, você já mandar uma quantia para algum investimento que você possa ir guardando. Pode ser tesouro direto, cê-dê-bê ou se a sua conta bancária tiver algum rendimento, pode ser lá também.
REGRA 3
A terceira regra é poupe, mesma que seja pouco, mas poupe sempre.
Muitas pessoas indicam poupar 10% ou 15% da sua renda, mas não se desespere se você não consegue essa quantidade.
Comece aos poucos, mesmo que seja 5% ou o que você puder.
Se você estiver muito endividado, você não poderá poupar tanto e precisará comprometer grande parte do seu orçamento para pagamento das suas dívidas. Então você não precisa se preocupar em poupar 10% ou 15%, preocupe-se em quitar as dívidas. Até quitar tudo, você pode ir guardando valores menores, até simbólicos, para fomentar o hábito de poupar.
REGRA 4
Quarta regra é procurar estudar sobre finanças, ler artigos sobre esse assunto, assistir vídeos, visitar sites, ver notícias de portais de finanças.
Você tem de fazer isso rotineiramente, para que seja uma atividade prazerosa.
REGRA 5
A última regra é não vincular a sua segurança financeira 100% ao seu emprego atual.
Tenha mais de uma renda, pois quem tem uma pode não ter nenhuma. Pode ocorrer uma perda de emprego e você ficará sem a sua única renda. Para aumentar a sua segurança financeira tenha também uma reserva financeira em torno de três a seis meses dos seus custos fixos.